Objetivo é identificar e controlar rapidamente surtos de doenças com sério impacto na saúde pública
Em um alerta epidemiológico sobre “Eventos de saúde pública pós-enchentes no contexto da pandemia de COVID-19”, a OPAS observou que fortes chuvas já causaram graves enchentes na Colômbia, Brasil, Peru, Equador e República Dominicana e podem continuar até março devido ao fenômeno climático La Niña. Isso também pode sobrecarregar os sistemas de saúde já excessivamente sobrecarregados devido à COVID-19.
Enchentes e deslizamentos de terra podem causar interrupções nos sistemas de abastecimento de água e esgoto, contaminação de plantações e alimentos e deslocamento de populações para abrigos improvisados, onde estão expostas a superlotação, falta de saneamento e outros fatores de risco, informa o alerta da OPAS. As medidas de prevenção e controle de infecções são críticas nesses abrigos para reduzir a probabilidade de COVID-19 e outros surtos.
Entre os eventos de saúde comuns após enchentes e deslizamentos de terra estão doenças diarreicas agudas e infecções por leptospirose por causa da exposição à água contaminada. O tratamento precoce e adequado dessas doenças pode salvar vidas.
Editado por Laura Czekster Antochevis
Contatos: [email protected] ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104