CCIH Cursos, há 20 anos disseminando sabedoria

Estudo do CDC mostra que a vacinação contra a gripe previne doença grave em crianças dos EUA

Um novo estudo do CDC publicado na revista Clinical Infectious Diseases (CID) mostra que a vacinação contra a gripe protegeu as crianças contra formas graves da gripe, mesmo quando foram infectadas com um vírus da gripe que era antigenicamente diferente do vírus da vacina. Isso reforça o benefício da vacinação contra a gripe, mesmo quando os vírus circulantes da gripe se dispersaram e são diferentes do vírus usado na produção da vacina.

“Este estudo destaca que a gripe pode causar doenças graves em crianças, mas as vacinas contra a gripe podem salvar vidas. Esta é uma notícia muito boa”, disse Rochelle P. Walensky, diretora do CDC. “É especialmente importante que as crianças recebam uma vacina contra a gripe, além das vacinas COVID-19 recomendadas nesta temporada. A temporada de gripe começou e atualmente a vacinação contra a gripe está em baixa em crianças, então agora é o melhor momento para vacinar seu filho, se você ainda não o fez”.

Uma marca registrada dos vírus da gripe é que eles estão mudando constantemente por meio de um processo chamado deriva antigênica, especialmente os vírus H3N2, que são frequentemente associados a temporadas de gripe mais graves. A eficácia das vacinas contra a gripe é determinada em parte pela semelhança entre os vírus escolhidos para a produção de vacinas e os vírus que circulam nas populações. Embora a composição das vacinas contra a gripe seja revisada anualmente e atualizada para corresponder aos vírus em evolução, mesmo assim, as mudanças no vírus podem superar a produção de vacinas.

O estudo do CDC relata que a vacinação contra a gripe reduziu o risco de gripe grave em crianças em 78% contra os vírus da gripe A semelhantes e 47% contra os vírus da gripe A que derivaram do vírus da vacina. Além disso, a vacina foi 76% eficaz na prevenção da gripe com risco de vida, que incluiu ventilação mecânica invasiva, RCP e outras complicações graves, incluindo morte. Este estudo adiciona evidências que mostram que algumas pessoas que são vacinadas ainda ficam doentes, mas a vacinação pode diminuir a gravidade da doença.

Este grande estudo do CDC resume as descobertas de uma rede de eficácia de vacinas do CDC que analisa como as vacinas contra a gripe funcionam na prevenção de doenças graves da gripe em crianças. Essa rede agora é chamada de Overcoming COVID-19 Network e investigará quão bem as vacinas COVID-19 funcionam para prevenir hospitalizações por COVID-19 em crianças, além de quão bem as vacinas contra a gripe protegem as crianças contra a hospitalização por gripe durante 2022.

Os pesquisadores analisaram os dados da temporada de gripe de 2019-2020, durante a qual um recorde de 199 mortes por gripe em crianças foram relatadas ao CDC e quando a maior parte da atividade da gripe foi causada por dois vírus que eram antigenicamente diferentes de seus vírus vacinais correspondentes.

De acordo com os sistemas de vigilância da gripe do CDC, a temporada de gripe começou em muitas partes do país, com a atividade continuada da gripe esperada nas próximas semanas. A maioria das gripes detectadas até agora foi a gripe H3N2 encontrada em crianças e adultos jovens. Esses vírus da gripe H3N2 circulantes são geneticamente relacionados ao vírus da vacina H3N2, mas apresentam algumas diferenças que podem resultar em proteção reduzida contra esses vírus da vacina. Como este estudo destaca, no entanto, a vacinação ainda pode ter benefícios importantes, mesmo quando isso acontece. Também é importante notar que geralmente muitos vírus da gripe se espalham em qualquer estação e as vacinas contra a gripe protegem contra quatro vírus diferentes.

A doença da gripe pode ser perigosa para as crianças. Todos os anos, milhões de crianças ficam doentes com gripe sazonal, milhares de crianças são hospitalizadas e algumas crianças morrem de gripe. Duas mortes por gripe em crianças foram relatadas ao CDC já nesta temporada. A gripe pode ser especialmente perigosa para crianças menores de 5 anos, porque elas correm maior risco de ficar muito doentes com a gripe devido à idade.

Com a época da gripe apenas começando, isso significa que ainda há tempo para se beneficiar da vacinação contra a gripe nesta temporada. Demora cerca de duas semanas após a vacinação para que os anticorpos se desenvolvam no corpo e forneçam proteção contra a infecção pelo vírus influenza. O Comitê Consultivo de Práticas de Imunização dos EUA (ACIP) recomendou a vacinação anual para todas as pessoas com 6 meses ou mais desde 2010. Apesar dessa recomendação, durante a temporada de gripe de 2020–2021, a cobertura de vacinação contra a gripe dos EUA permaneceu entre 50,8%–68% para crianças menores de 18 anos.

https://www.cdc.gov/media/releases/2022/p0113-flu-vaccine-children.html

Editado por Laura Czekster Antochevis

Contatos: [email protected]  ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
×