CCIH Cursos, há 20 anos disseminando sabedoria

Enterobactérias produtoras de Beta-lactamase de espectro ampliado (ESBL) em uroculturas de um Hospital Municipal da Rede Pública de Fortaleza-Ceará: frequência e perfil de resistência

Enterobactérias produtoras de ESBL em uroculturas de hospital municipal em Fortaleza.

Estudo mostra prevalência de enterobactérias produtoras de ESBL  em uroculturas de um hospital municipal de Fortaleza.

Infecções relacionadas à assistência à saúde representam uma ameaça para os pacientes hospitalizados no mundo todo. Sua incidência é maior nos países em desenvolvimento, onde os problemas com recursos humanos, conhecimentos técnicos e apoio laboratorial impedem as políticas de controle à infecção. O objetivo do nosso estudo foi determinar a frequência e o perfil de resistência de enterobactérias produtoras de beta-lactamase de espectro ampliado em uroculturas de pacientes de um hospital público.

Foi realizado um estudo observacional e retrosprospectivos dos resultados de exames de urinoculturas realizados no Laboratório de Microbiologia de um hospital municipal de Fortaleza-Ceará, no período de Janeiro a Dezembro de 2016. Os dados dos exames urinoculturas foram retirados dos arquivos do Sistema automatizado Observa®. A presença de beta-lactamase de espectro ampliado foi encontrada em 29,11 % das bactérias identificadas no estudo, sendo a espécie Escherichia coli a mais prevalente com 65,21% dos isolados.

 

Autoras: Ana Eclésia Moura Rodrigues, Maria do Socorro de Sena Andrade, Paula Raquel Barreto Russo, Paulo César Pereira de Sousa.

 

[gview file=”http://www.ccih.med.br/wp-content/uploads/2018/07/ana-eclesia-1.pdf” save=0 width=98%]

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
×